Os queijos artesanais do Brasil estão ganhando cada vez mais destaque — e agora, com o apoio de uma das maiores entidades do setor agropecuário. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) está conduzindo o Prêmio CNA Brasil Artesanal 2025 – Queijos, que segue com a etapa de avaliações até o fim de junho.
A iniciativa, voltada para pequenos e médios produtores, reconhece queijos feitos exclusivamente com leite de vaca, respeitando uma produção anual de até 72 toneladas e com registros válidos nos serviços de inspeção municipal, estadual ou federal.
Categorias e critérios de avaliação
Este ano, o concurso contempla três categorias:
- Queijos tradicionais, com maturação entre 30 e 180 dias;
- Queijos com tratamento térmico;
- Queijos com adições de condimentos ou aromatizantes.
Além da análise técnica das amostras, os queijos serão submetidos à degustação às cegas por um júri popular, além da avaliação da história por trás de cada produto — uma forma de reconhecer o valor cultural e social da produção artesanal. Inclusive, quem utiliza até 51% de leite da própria propriedade ganha um bônus de 10% na nota final.
Reconhecimento que vai além do sabor
Serão selecionados cinco finalistas por categoria. Os três primeiros colocados receberão os selos Ouro, Prata e Bronze, certificados e prêmios em dinheiro — um incentivo importante para ampliar a visibilidade dos produtos e valorizar as práticas sustentáveis e regionais da cadeia produtiva.
Por que isso importa?
Fernanda Regina Silva, assessora técnica da CNA, reforça que o consumidor atual não compra apenas um queijo, mas sim a história e o propósito por trás dele. Já Antonio Fernandes, especialista da Universidade Federal de Viçosa (UFV), lembra que o Brasil já é o quarto maior produtor de queijos do mundo e iniciativas como essa motivam a busca por qualidade e reconhecimento.
O prêmio integra o Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA e atua como ferramenta de fomento à profissionalização, rastreabilidade e valorização dos alimentos feitos com identidade local.