Saiba mais
News, Sustentabilidade

Franqueadoras se destacam com práticas de governança e sustentabilidade

Com o objetivo de reconhecer e incentivar as melhores práticas e estratégias alinhadas aos critérios do Selo de Excelência em Franchising (SEF), a ABF chancelou marcas no Prêmio ABF Destaque Franchising 2025 na categoria Sustentabilidade ESG, dividida em cinco subcategorias ou dimensões.  Os troféus foram entregues na noite de 9 de maio, no Golden Hall do WTC, em São Paulo. 

Além dos critérios do Selo, os vencedores obtêm a melhor pontuação na Pesquisa de Sustentabilidade (PDS) em negócio, produtos e serviços, processos e fornecedores, e no projeto inscrito.

Na categoria de Sustentabilidade Integrada, antes conhecida como Categoria Geral, a Oakberry (Alimentação) se destacou e levou o primeiro lugar com o case “Sustentabilidade Oakberry – abordagem socioambiental com fornecedores de açaí”. O projeto de cadastramento, certificação e monitoramento dos fornecedores de açaí da Oakberry garante a rastreabilidade e a melhoria contínua das condições produtivas, socioeconômicas e ambientais. As frentes incluem assessoria para certificação, combate ao trabalho infantil e incentivo a práticas de manejo de mínimo impacto, impulsionando a conservação ambiental e a sustentabilidade da produção.

Representantes da ABF entregam o troféu aos da Casa do Construtor, vencedora do Prêmio ESG na categoria Social

A Casa do Construtor (Casa e Construção) sagrou-se como vencedora na categoria Social com o projeto “Construtores do Bem”. A iniciativa contou com a união de franqueados da marca, que criaram uma espécie de “caixa” com valores de arrecadações para itens de doações. Entre os resultados, com 160 franqueados conectados no projeto, a marca somou mais de R$ 1,5 milhão e ajudou mais de 20 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social em todo o Brasil.

Representantes da ABF e da rede O Boticário, vencedora na dimensão Ambiental, com o troféu

Na dimensão Ambiental, a ganhadora foi O Boticário (Saúde, Beleza e Bem-Estar), com seu case “Energia do Amanhã”. O programa fomenta o uso energia renovável aos pontos de vendas dos franqueados sem investimento ou obras, através de parceiros de energia no modelo de Geração Distribuída. Com a adesão do programa, o franqueado pode economizar até 20% na conta de energia.

Representantes da ABF e da Farma & Farma, vencedora da categoria Governança, com o troféu

Com o projeto “Performance com Propósito – Farma em Ação”, a Farma & Farma (Saúde, Beleza e Bem-Estar) foi a vencedora na dimensão Governança. O case fortalece a governança da rede por meio de processos organizacionais estruturados, transparentes e colaborativos. Baseado na Holocracia e modelos 5.0, promove desenvolvimento sistêmico e alinhado aos ODS 3, 5, 16 e 17.

Representantes da Lez a Lez, vitoriosa na dimensão Governança, com o Troféu recebido de membros da ABF

A categoria Econômico destacou o programa “LunelliPrev – Previdência Privada Complementar”, da Lez a Lez (Moda) que visa a previdência complementar corporativa voltada aos colaboradores da Lunelli, detentora da franquia de moda. O objetivo é incentivar a formação de uma reserva financeira de longo prazo, promovendo a segurança e o bem-estar no período da aposentadoria.   

Fotos: Keiny Andrade e Marcel Uyeta

Fonte: ABF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Privacy Settings
We use cookies to enhance your experience while using our website. If you are using our Services via a browser you can restrict, block or remove cookies through your web browser settings. We also use content and scripts from third parties that may use tracking technologies. You can selectively provide your consent below to allow such third party embeds. For complete information about the cookies we use, data we collect and how we process them, please check our Privacy Policy
Youtube
Consent to display content from - Youtube
Vimeo
Consent to display content from - Vimeo
Google Maps
Consent to display content from - Google
Spotify
Consent to display content from - Spotify
Sound Cloud
Consent to display content from - Sound
Saiba mais