
Com o objetivo de reconhecer e incentivar as melhores práticas e estratégias alinhadas aos critérios do Selo de Excelência em Franchising (SEF), a ABF chancelou marcas no Prêmio ABF Destaque Franchising 2025 na categoria Sustentabilidade ESG, dividida em cinco subcategorias ou dimensões. Os troféus foram entregues na noite de 9 de maio, no Golden Hall do WTC, em São Paulo.
Além dos critérios do Selo, os vencedores obtêm a melhor pontuação na Pesquisa de Sustentabilidade (PDS) em negócio, produtos e serviços, processos e fornecedores, e no projeto inscrito.
Na categoria de Sustentabilidade Integrada, antes conhecida como Categoria Geral, a Oakberry (Alimentação) se destacou e levou o primeiro lugar com o case “Sustentabilidade Oakberry – abordagem socioambiental com fornecedores de açaí”. O projeto de cadastramento, certificação e monitoramento dos fornecedores de açaí da Oakberry garante a rastreabilidade e a melhoria contínua das condições produtivas, socioeconômicas e ambientais. As frentes incluem assessoria para certificação, combate ao trabalho infantil e incentivo a práticas de manejo de mínimo impacto, impulsionando a conservação ambiental e a sustentabilidade da produção.

A Casa do Construtor (Casa e Construção) sagrou-se como vencedora na categoria Social com o projeto “Construtores do Bem”. A iniciativa contou com a união de franqueados da marca, que criaram uma espécie de “caixa” com valores de arrecadações para itens de doações. Entre os resultados, com 160 franqueados conectados no projeto, a marca somou mais de R$ 1,5 milhão e ajudou mais de 20 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social em todo o Brasil.

Na dimensão Ambiental, a ganhadora foi O Boticário (Saúde, Beleza e Bem-Estar), com seu case “Energia do Amanhã”. O programa fomenta o uso energia renovável aos pontos de vendas dos franqueados sem investimento ou obras, através de parceiros de energia no modelo de Geração Distribuída. Com a adesão do programa, o franqueado pode economizar até 20% na conta de energia.

Com o projeto “Performance com Propósito – Farma em Ação”, a Farma & Farma (Saúde, Beleza e Bem-Estar) foi a vencedora na dimensão Governança. O case fortalece a governança da rede por meio de processos organizacionais estruturados, transparentes e colaborativos. Baseado na Holocracia e modelos 5.0, promove desenvolvimento sistêmico e alinhado aos ODS 3, 5, 16 e 17.

A categoria Econômico destacou o programa “LunelliPrev – Previdência Privada Complementar”, da Lez a Lez (Moda) que visa a previdência complementar corporativa voltada aos colaboradores da Lunelli, detentora da franquia de moda. O objetivo é incentivar a formação de uma reserva financeira de longo prazo, promovendo a segurança e o bem-estar no período da aposentadoria.
Fotos: Keiny Andrade e Marcel Uyeta
Fonte: ABF